Mandar um cafézinho para o programador:


Me ajude a transformar café em código!

Estrutura de Dados: struct - O que é, Para que serve e Como usar ?

 Neste tutorial, vamos dar início ao estudo das estruturas de dados, em C++.

Abstração de Dados

Um dos conceitos mais importantes na Ciência da Computação, é o de abstração de dados. Também chamado de ADT, abstract data type.

Abstração, em computação, se refere a um modelo de algo, um protótipo, uma generalização de alguma coisa.

Por exemplo, Humano é uma abstração. Você não conhece um Humano, você na verdade conhece pessoas específicas, como seu pai, sua mãe, seus amigos. Humanos é um 'molde', pra representar um objeto que ter cabeça, troco, coração, pulmão, etc.

O mesmo vale para Carro. Você não chega na concessionária e diz 'Quero um carro'.
Você diz: quero um Corolla, um Civic, um Honda Fit etc.
Carro é uma generalização de um treco que tem todas, motor, câmbio etc.

Pois bem, o mesmo ocorre na nossa querida e amada programação, é suuuuuper comum em um projeto criarmos nossas abstrações, para representar 'coisas' do sistema que vamos implementar.

Estruturas de Dados: structs

Até o momento, usamos tipos de dados bem específicos, como int, double e float (para trabalhar com números) ou char, para trabalhar com caracteres.

Através dos arrays, conseguimos criar e trabalhar com qualquer quantidade desses tipos de dados de uma maneira bem fácil e poderosa.

Porém, tem um problema. Os tipos de dados de um array são sempre iguais. Não dá pra ter um array que tem um inteiro dentro representando a idade de um funcionário, uma string armazenando o nome e um float para guardar seu salário.

Bom, para isso que servem as structs: empacotar outros tipos de dados, para criar seu próprio tipo de dado. Através das structs, podemos criar novos tipos de dados.

Por exemplo, vamos criar o tipo de dado Carro, dentro dele tem inteiro pra armazenar o número de portas, tem float pra armazenar a potência do motor e uma string para armazenar o nome do modelo.

Estrutura de Dados em C++

Se antes fazíamos:

  • int number;
  • float price;

Agora vamos fazer:

  • Funcionario Jose;

Ou seja, estamos declarando uma variável de nome 'Jose', que é do tipo 'Funcionario'. Sim, do tipo 'Funcionario', assim como tipo de dado int, float, char, etc.

É um tipo de dado que você criou, uma abstração necessária no sue projeto, e isso é feito através das structs! Ele pode conter quantas variáveis quiser e de qualquer tipo, pode ter array, ponteiros, matriz, etc. Tudo isso 'empacotado', numa estrutura de dado que você nomeou.

No próximo tutorial, vamos aprender como criar, acessar e usar uma struct, em C++!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o C++ Progressivo

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo