Mandar um cafézinho para o programador:


Me ajude a transformar café em código!

Computação e Programação de Computadores

Antes de entrarmos em detalhe sobre o C++, precisamos entender de fato o que é a computação e especificamente, a programação de computadores.

Tutorial completo de C++

Computação e Computadores

Já parou pra pensar o que é computação?
Ou no que é um computador?

Essas palavras derivam da palavra computar, que basicamente significa contar, calcular.
E é isso que um computador é, uma máquina de calcular. Mas uma incrível máquina, capaz de milhões de cálculos em frações de segundos.

Vale aqui ressaltar que a Teoria da Computação é um ramo da Matemática.
Ou seja, computação é algo puramente matemático, vamos trabalhar com raciocínio, criatividade, concentração...vamos buscar soluções para problemas, criando lógicas (algoritmos, caminhos para resolver problemas).

Como iremos ver ao longo de nosso curso de C++, o computador é uma máquina perfeita para fazer armazenamento e processamento de dados, os dois pilares da computação.

Programação de computadores

O martelo é a ferramenta do pedreiro.
A serra, do marceneiro.
O bisturi, do médico.

Já o computador é a ferramenta do...programador? Sim, mas também da secretária, dos funcionários de uma empresa, das lojas dos comerciantes, dos operadores da bolsa de valores...é tanta utilidade que o computador tem que é difícil de dizer de quem ele é ferramenta principal.

E isso se deve a um motivo: a programação.
Os computadores são programáveis, você pode adaptar ele para uma infinidade de propósitos diferente, através da programação de computadores.

Sendo mais específico, o computador é uma máquina que obedece comandos.
E aqui que vem o segredo: esses comandos, ou instruções, são dados por um programador.
Assim, se você souber a programar, vai ter o poder de fazer o computador obedecer seus comandos, para fazer, literalmente, qualquer coisa, tudo depende da sua imaginação (e conhecimentos de programação).

Hardware e Software

Todo computador possui duas categorias: o hardware e o software.

O hardware se refere aos componentes reais do computador, físicos, que você pode ver e tocar.
Embora falamos de 'computador' como um dispositivo só, ele é, na verdade, um conjunto de hardwares, onde os principais dispositivos são:

  • CPU - Unidade de processamento central, o 'coração' do computador, é lá onde as instruções vão 'acontecer'. Basicamente, a CPU recebe algumas informações de entrada, faz algum tipo de processamento, e retorna uma saída.
  • Memória - Dispositivo que guarda, armazena informações. Já notou que você baixa algum arquivo, desliga o computador e quando liga novamente esses arquivos ainda estão lá? Pois é, pra isso acontecer eles precisam ser 'guardados' em algum lugar, no caso, na memória.
  • Dispositivos de entrada - São hardwares que irão mandar informações pra CPU, como o teclado (cada tecla que você aperta, um comando/informação é enviado), mouse (posição dele, o ato de clicar etc), joysticks etc
  • Dispositivos de saída - São os hardwares responsáveis por emitir informação, do computador para o mundo externo. O exemplo mais clássico é o monitor, que exibe informações para você. Impressora também é um dispositivo de saída (sai informação na folha de papel)


Já o software nada mais é que o programa rodando em seu computador.
Ele é abstrato, você não pode 'ver' ele, apenas seu resultado. Ele existe na forma de bits de informação, em sua máquina e você não vê esses bits.

O principal software de um computador é, sem dúvidas, o sistema operacional (como Windows e Linux), que é o programa responsável por lidar com o hardware e as informações recebidas do usuário.

Linguagem de Programação

Você já sabe uma linguagem, o Português.
O que é possível fazer com ele?

Você pode escrever livros, textos para sites, usam a língua portuguesa para fazer letreiros, outdoors, revistas, jornais, vamos a língua sendo usada na TV, no celular, usamos para nos comunicar, conversar...enfim, uma infinidade de coisas.

Linguagem de programação é a mesma coisa, uma língua. Mas, é a língua que usamos para nos comunicarmos com um computador.

Não podemos fazer: "Ei computador, faz aí um jogo que é assim e assim"
Obviamente ele não vai entender, mas se você usar uma linguagem de programação (como o C++, uma das melhores, mais importante e poderosa), ele vai entender.

Com a linguagem de programação, podemos criar instruções específicas para o computador obedecer, podemos criar imagens, vídeos, artes gráficas, menus, botões, programar sistemas de carros, aviões, jogos, sistema para eletrônicos, como geladeiras, microondas, etc etc etc...as possibilidades são infinitas também.

Linguagem de programação C++
Exemplo de um trecho de código da linguagem de programação C++

Programa de Computador

Um programa de computador, ou software, nada mais é que um conjunto de instruções que seu computador deve seguir para realizar alguma tarefa.

Vamos supor que você queira criar um programa que exibe o preço de um produto de uma loja, mas com um desconto. Seu computador deve seguir os seguintes passos, na ordem:
  1. Perguntar o preço do produto
  2. Aplicar o desconto (cálculo matemático)
  3. Exibir a informação do produto com desconto

Nosso código C++, aplicando 10% de desconto, ficaria:
#include <iostream>
using namespace std;

int main()
{
 int preco, preco_com_desconto;
 cout << "Quanto custa o produto?";
 cin >> preco;
 preco_com_desconto = preco * 0.9;
 cout << "Preço com desconto: " << preco_com_desconto << endl;
 return 0;
}
O resultado exibido para o usuário seria:
Exemplo de código e software em C++

Como ser um bom programador C++

Você aprendeu a língua portuguesa em algumas semanas? Ou meses?
Não, né.

Logo, com a linguagem de programação C++, é a mesma coisa.
Vamos começar aos poucos, bem do básico, como se ensinássemos as vogais, depois as consoantes, depois juntamos e formamos umas sílabas...

Com a língua portuguesa você pode tanto criar o próximo clássico da literatura, como pode escrever uma letra horrível e pobre de funk. Tudo vai depender de uma coisa: do tanto que você estudar.

Não tem mistério: é sentar a bunda na cadeira e estudar, pensar, pensar, pensar mais um pouco, tentar...você vai errar muito, até hoje eu erro e todos os melhores programadores erram bastante, é praticamente impossível criar um programa de porte razoável sem vários problemas, que chamamos de bugs.

Não desista. Você pode chorar em posição fetal, tudo bem, faz parte. Mas depois volte e tente novamente, é assim que se aprende. Quanto mais estudar, tentar e se dedicar, melhor programador vai ser.

E não adianta só ler. Se pretende somente ler este curso, está perdendo seu tempo.
Tem que praticar, colocar a mão na massa e ir tentando programar, ok?

Não tente copiar e colar nada, escreva tudo na mão, tente fazer suas próprias soluções.
Não existe uma 'maneira de criar tal programa' ou 'passo a passo para criar um jogo', cada programador faz do seu próprio jeito, assim como cada humano faz uma redação da sua própria maneira.

Fontes de estudo

Computador
Teoria da computação

7 comentários:

Ajude o C++ Progressivo

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo