Mandar um cafézinho para o programador:


Me ajude a transformar café em código!

Exercícios de Arrays em C++

Usando seus conhecimentos até o momento (básico, laços, testes condicionais, funções e principalmente arrays), resolva os seguintes exercícios em linguagem C++ e coloque nos comentários seu código.

Questões de Arrays em C++

01. Escreva um programa que vai receber e armazenar 10 números em um array. Em seguida, você deve criar duas funções que vão achar o maior e o menor valor desse array.

02. Você foi contratado por uma emissora de TV para fazer um software em C++ pra trabalhar com os dados da chuva em sua cidade. Seu vetor de 7 posições deve armazenar quanto choveu em cada dia. Em seguida, deve dizer que dia choveu mais, o dia que choveu menos, o tanto que choveu na semana e a média, para exibir na TV.

03. Crie um vetor de 10 posições, para armazenar a média de 10 alunos. Seu programa, em seguida, deve ir em cada uma das notas e verificar se o aluno foi aprovado (nota maior que 7), foi reprovado (nota menor que 5) ou vai ficar pra recuperação (nota entre 5 e 7).

04. Crie um programa gerador de números da Mega-Sena. Ou seja, crie um array de 6 posições e em cada posição sorteie um número de 1 até 60. Ah, seus números não podem ser repetidos.

05. Faça um programa em que vamos fornecer 10 números para um array, incluindo valores repetidos. Seu código deve vasculhar esse array para criar um novo array que não tenha números repetidos.

06. Programe o jogo da velha, em C++. Dois jogadores, no seu computador, devem poder jogar. Cada jogador diz uma linha e um número, no tabuleiro 3x3, para jogar (só pode jogar em locais livres do tabuleiro). Ao final de cada partida, ele deve dizer quem ganhou ou se deu empate, bem como o placar do jogo, e se querem jogar mais uma partida ou encerrar o programa.
Jogo da velha em C++

07. Em um tabuleiro NxN (você escolhe N), o computador deve sortear N posições nesse tabuleiro, sem que o usuário saiba. Essas posição são a de navios. Agora você deve dar chutes (tiros na água) pra tentar acertar os navios. A cada tiro que você der, o programa deve dizer se você acertou ou se errou, e se errar, deve dizer quantos navios tem ali ao redor daquele ponto.

08. Crie um algoritmo de Busca Linear, com Arrays. Você deve criar um array, inicializá-los com vários elementos. Depois, o usuário vai digitar um número e seu código deve procurar no Array aquele número digitado. Se tiver presente, diga seu índice, senão, diga que o número não está no array.

Mais exercícios, com soluções, sobre arrays em C++:
https://www.w3resource.com/cpp-exercises/array/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o C++ Progressivo

Que tal apoiar e fazer crescer o ensino da programação no Brasil ?

Ajudar nosso país a crescer e se desenvolver cada vez mais, tecnologicamente?

Clica abaixo pra saber mais!

Apoiar o Projeto Progressivo